Balão Intragástrico

balão intragástrico, ou popularmente conhecido como balão gástrico, é um balão inflável confeccionado com silicone e desenvolvido exclusivamente para ser implantado no estômago humano. É um dispositivo altamente tecnológico e extremamente resistente, sendo desenhado para suportar as ações naturais que o sistema digestivo possui e auxiliar as pessoas a terem uma vida mais saudável.

Toda essa tecnologia visa diminuir a capacidade do reservatório gástrico, pois, após implantado no estômago, o balão intragástrico é inflado com soro fisiológico misturado a um corante biológico, chamado azul de metileno, resultando em uma substância solúvel em água, estéril para o corpo humano e facilmente extraída pela urina. Por mais difícil que seja o rompimento do balão intragástrico, caso ocorra, a substância logo é misturada à urina, que ficará verde escura, indicando que o médico deve ser informado. Estudos comprovam que o tratamento pede que seja inserido de 500 a 750ml dessa substância, dependendo do paciente, para conquistar os objetivos de redução de peso.

Uma vez inflado dentro do estômago, o balão estimula os receptores do fundo gástrico que avisam para o sistema nervoso central provocando uma sensação de saciedade precoce. O balão gástrico também age na diminuição da capacidade do reservatório de sucos gástricos.

É um procedimento simples, muito seguro, realizado ambulatorialmente em cerca de 15 minutos. O tempo de permanência máxima é de 6 meses, ou a critério médico, e a retirada do balão é realizada da mesma forma que foi colocado, por via endoscópica.

Como você pode perceber o balão intragástrico é um dispositivo de medicina tecnológica para auxiliar na redução de peso ao comprimir a capacidade do estômago na ingestão de alimentos, promovendo saciedade precoce em qualquer refeição que o paciente realizar. Esta criteriosa metodologia sugere que sejam associadas algumas mudanças na rotina de vida, tais como uma dieta hipocalórica e atividade física.

Os estudos comprovam que o balão intragástrico (BIB™)
é ideal para pessoas que querem emagrecer de forma segura e saudável
e para obesos que já tentaram os outros tratamentos clínicos
– dieta, atividade física e medicamentos – mas tiveram resposta insatisfatória.

– Pacientes com IMC acima de 35, refratários ao tratamento clínico, que apresentam contraindicações para o tratamento cirúrgico ou não aceitam o tratamento cirúrgico e apresentam doenças associadas à obesidade.

– Pacientes com IMC menor que 35 que apresentam doenças secundárias à obesidade ou refratários ao tratamento clínico habitual da obesidade por um período superior a três anos, contraindicação de drogas utilizadas no tratamento clínico ou doenças secundárias ao tratamento medicamentoso (hipotireoidismo secundário, distúrbios psiquiátricos droga-dependente).

– IMC menor que 35 e maior que 27 para fins estéticos.

– Preparo e seleção de pacientes com obesidade extrema (IMC > 50), para cirurgia de restrição gástrica (BIB teste).

– Redução do risco anestesiológico (cirurgia bariátrica, cirurgia geral, cirurgia ortopédica, cirurgia cardiovascular, dispneia de decúbito, apneia do sono, etc).

– Redução do risco cirúrgico (IMC extremo com doenças associadas).

– Redução do risco clínico de doenças crônicas graves ou que causem invalidez.

– Qualquer condição clínica que provoque lentificação do metabolismo (ex: hipotireoidismo) com dificuldade de perda de peso e facilidade de ganho, em pacientes com IMC acima de 27.

– Infertilidade e dificuldades para engravidar onde a obesidade configura com fator de dificuldade de sucesso.

– Obesidade infantil quando o balão é indicado por pediatras

– Em busca de efeitos estéticos ocasionados pelo excesso de peso em pessoas com IMC igual ou maior que 27.

– Obesidade causada por gestações repetidas.

Contraindicações Absolutas do Tratamento:

Doenças da transição gástrica potencialmente hemorrágicas
Esofagite grau III ou mais
Uso crônico de AINES
Cirrose Hepática
Insuficiência Renal Crônica
Gravidez
SIDA
Cirurgia prévia de hérnia hiatal, válvula antirefluxo, gastroplastias redutora
Qualquer cirurgia gástrica prévia.

Contraindicações relativas:

Dependência de álcool ou drogas
Úlcera gástrica ou duodenal em fase ativa
Uso crônico de anticoagulantes sem possibilidade de interrupção
Doenças do colágeno
Doença inflamatória intestinal em atividade (Crohn, RCUI)
Hérnia hiatal > que 5cm
Idade avançada (> 70 anos)

Se possível manter dieta mais tendenciosa a líquida por 2 dias antes do procedimento – a intenção é hidratar bem você para os primeiros dias pós procedimento e isso também tende a diminuir os efeitos nauseosos pós procedimento.

Manter jejum de 6 a 8 horas antes do procedimento, inclusive água e remédios.

Vir com acompanhante maior de idade, pois o paciente não poderá dirigir no dia do procedimento.

Avaliações:
* Clinica e Endoscópica
* Nutricional
* Psicológica
* Fisioterapêutica

Exames laboratoriais de rotina:
* Hemograma;
* Glicemia;
* Parasitológico de fezes;
* Na+;
* K+;
* Creatinina;
* Coagulograma;
* Albumina;
* Colesterol total e frações;
* Triglicérides.

ECG:
* Avaliação cardiológica se necessária;
* RX de tórax Espirometria (em caso de doença respiratória associada);
* Ecografia do abdome superior;
* Avaliação nutricional;
* Avaliação psicológica;
* Avaliação fisioterapêutica;
* Endoscopia digestiva alta com pesquisa de H Pylori.

É muito comum o paciente passar por um período de adaptação que dura de 3 a 5 dias, após a colocação do balão gástrico. A maioria absoluta dos pacientes apresentam náuseas, vômitos frequentes, cólicas e sensação de peso, sintomas estes desconfortáveis, mas não insuportáveis. Ainda assim, 1 a 3% dos pacientes optam por retirada precoce do balão, por não tolerarem tais efeitos. Todos estes sintomas poderão ser minimizados com medicamentos específicos.

Apontamos algumas orientações que serão úteis a todos os pacientes:

Siga estritamente as recomendações da equipe médica.

Leia todos os informativos pós balão, entregues pelo médico, que contém muitas informações importantes.

Compre todos os medicamentos prescritos e siga a recomendação médica.

Reserve pelo menos três dias para permanecer em casa. Durante esse tempo os sintomas são muito evidentes e não te permitirão estar na presença de outras pessoas desconhecidas, podendo causar constrangimento devido à necessidade iminente de vômitos.

Você não poderá dirigir no dia do procedimento.

Evite líquidos gasosos (cerveja, refrigerantes, água com gás etc) para não atrapalhar o tratamento já que estes sabotam o tratamento com o balão. Da mesma forma, devemos cortar o açúcar.

Recomenda-se chupar gelo e picolés de frutas, especialmente limão, como método de reidratação na primeira semana.

Evite uso de anti-inflamatórios durante a permanência do balão. Se isto for necessário avise algum médico da equipe.

Se for necessária alguma cirurgia durante a permanência do balão, sugerimos você manter 12 horas de jejum antes da realização do ato cirúrgico. Além disso, pelo menos 24 horas antes manter apenas dieta liquida.

Você poderá iniciar atividades físicas após uma semana. Respeite seu organismo. Comece devagar e vá aumentando a intensidade. Melhor se forem orientadas por profissional. Evite atividades de alto impacto. Sugerimos praticar 70% de aeróbicos nos 3 primeiros meses e 30% de musculação. Inverta essa ordem no segundo trimestre. Isso ajudará a ter uma perda maior no primeiro trimestre, que é onde mais você perderá peso, e a modelar melhor seu corpo com massa muscular, no segundo trimestre.

Caso seja necessário viajar, não há problemas. Evite viagens prolongadas (mais de 10 horas) de avião no primeiro mês, pois há casos descrevendo desconforto no final da viagem.

É obrigatório seu contato no 6º mês para agendar a retirada do balão. Se você permanecer com o balão além do prazo estipulado pelo médico sem a autorização prévia dele, estará assumindo riscos sozinho sobre qualquer eventualidade que vier a ocorrer devido essa decisão.

Endoscopia

Pra que Serve? É um exame que avalia e documenta a parte interna de esôfago, estômago e duodeno, com imagens e fotos…

Colonoscopia

Preparo pré-exame Os medicamentos abaixo que serão usados para o preparo de colonoscopia não necessitam de prescrição…

Balão Intragástrico

O balão intragástrico, ou popularmente conhecido como balão gástrico, é um balão inflável confeccionado com silicone e…

Central de Agendamento - WhatsApp: (94) 99189-4332