Colonoscopia

A colonoscopia é um exame através do qual o revestimento interno do intestino grosso é visualizado diretamente, com filmagem e fotografias da mucosa intestinal. Este procedimento permite o exame, a coleta de material para estudo histológico – biópsias, bem como a remoção de lesões pré-malignas sem a necessidade de intervenção cirúrgica – os pólipos.

 

É um exame indicado para:

  • Prevenção do câncer do intestino grosso (colorretal), cuja incidência é crescente em ambos os sexos, a partir dos 40 anos de idade.
  • Investigação de sangramentos reto-anais, os quais estão relacionados principalmente com doenças orificiais (hemorróidas e fissuras anais), doenças inflamatórias ou tumores intestinais.
  • Na retirada de lesões pré-neoplásicas, como os pólipos colorretais, que ao longo de 5 a 7 anos sofrem modificações, como crescimento e transformação maligna. Se a remoção destes pólipos (polipectomia) for realizada antes que ocorram estas modificações, então o procedimento é capaz de prevenir a ocorrência do câncer do intestino grosso.

 

Uma das grandes vantagens da colonoscopia é tornar possível a remoção de pólipos sem a necessidade de uma cirurgia abdominal. Antes do surgimento do aparelho (o colonoscópio) somente era possível remover os pólipos, mesmo pequenos, através de uma cirurgia.

Para que o exame seja bem sucedido é importante uma preparação cuidadosa visando a eliminação de resíduos que possam prejudicar a visão do examinador. Tal preparação inclui dieta sem fibras e o emprego de medicação laxativa para acelerar o esvaziamento intestinal. O tempo necessário para a completa limpeza do intestino varia individualmente, podendo durar cerca de 6 a 8 horas na maioria dos casos.

 

Após a preparação, o paciente é conduzido à sala de endoscopia onde será recebido pela equipe médica responsável pelo procedimento. Após ser aplicada a sedação, o exame é iniciado. O colonoscópio (equipamento flexível, capaz de captar e transmitir as imagens do interior do intestino) é inserido per ânus (ou por um estoma já existente) e o médico o faz progredir cuidadosamente, percorrendo todo o intestino grosso. É possível também examinar uma porção do intestino delgado. Nesse trajeto, quaisquer alterações identificadas ou lesões suspeitas são removidas pelo médico examinador com auxílio de instrumentos adequados e, em seguida, encaminhadas a estudo histopatológico.

– Em um paciente de baixo risco: realizar após os 40 anos:

poderá ser repetido a cada 5 anos com segurança – para o programa de prevenção de câncer. A periodicidade com que a colonoscopia deve ser repetida é individual e depende do resultado do exame prévio e do risco de cada paciente.

– Em pacientes de alto risco:

Pais , irmãos e avós com histórico de câncer de cólon e reto: realizar após os 20 anos de idade, e repetir a cada 1 a 5 anos, dependendo do resultado do último exame;

Portadores de doenças inflamatórias do intestino grosso – retocolite ulcerativa e doença de Crohn- realizar de rotina após 7 anos de doença e repetir de 3 em 3 anos ou anualmente.

História pessoal de câncer de mama, tireóide e supra-renal : realizar uma colonoscopia a cada 5 anos, logo que se diagnosticar um dos tumores citados;

Polipose familiar – PAF = Iniciar após 10 a 12 anos de idade – repetir anualmente ou de acordo com resultado do último exame.

Em pacientes já operados por câncer colorretal = após 3 a 6 meses da cirurgia, repetindo no primeiro ano, e posteriormente a cada 3 anos.

As complicações são raras em colonoscopias realizadas apenas com fins de diagnóstico.

Nos exames chamados terapêuticos, a incidência é um pouco maior. Embora infrequentes, as complicações são potencialmente graves (hemorragia ou perfuração intestinal), eventualmente requerendo tratamento cirúrgico imediato.

Os pacientes podem apresentar importante desidratação na fase do preparo, algumas vezes requerendo reidratação vigorosa em pronto-socorro.

Existem relatos de rupturas de aneurismas abdominais ao longo do exame; e de infarto miocárdico em todas as fases, ou seja, desde o preparo até o pós exame.

Complicações respiratórias não são comuns, porém parada respiratória e embolia pulmonar, já foram verificadas neste exame.

1- Após o uso dos medicamentos, o cliente deverá ter várias evacuações líquidas (diarréia).

2 – O intestino estará bem preparado quando as evacuações estiverem líquidas, sem resíduos e com coloração clara ou amarelo clara.

3 -Solicitamos que o cliente compareça na clínica no mínimo 30 (trinta) minutos de antecedência do horário agendado.

4 -O cliente (ou seu responsável) deve informar o médico ou a enfermeira do setor a respeito de seus eventuais problemas de saúde e dos medicamentos utilizados.

5 -Biópsias ou ressecção de pólipos podem ser realizadas durante a colonoscopia e só e possível saber da necessidade dessas intervenções no decorrer da colonoscopia.

6 – E obrigatório a presença de um acompanhante maior de 18 anos, APTO e CAPAZ que permaneça na unidade durante a realização do exame e que seja o responsável pelo transporte do cliente, mesmo nos exames sem o uso de sedativo, caso contrário o exame Não será realizado.

7- Cliente que realizara exame sob sedação não poderá voltar dirigindo veículo ou motocicleta, nem mesmo andar na garupa. E aconselhável repouso após o exame.

8 -Caso tenha exames anteriores, deve trazê-los.

9 -A idade para a realização do exame em ambiente ambulatorial e de no mínimo 16 (dezesseis) anos e no máximo 65 (sessenta e cinco) anos. Clientes com idade abaixo de 16 anos ou superior a 65 anos deverá agendar exame em ambiente hospitalar.

10 -Clientes gestantes, acamados, em uso de respirador, com deficit neurológico, portadores de deficiência ou incapacidade de locomoção, com peso acima de 120 Kg ou incapacidade de entendimento das orientações, deverão marcar seus exames em ambiente hospitalar.

11 -Colonoscopia via colostomia é realizada somente em ambiente hospitalar.

12 -Clientes em período de lactação (amamentação) = só deve amamentar 6h após fim do exame.

13 – Em caso da realização de biópsias, presença de hemorróidas internas ou colites, pode aparecer um pequeno sangramento nas fezes. Se houver qualquer outro sintoma, o cliente deve entrar em contato com o serviço onde realizou a colonoscopia.

14 – Após a realização do exame, o cliente poderá ingerir líquidos e se alimentar regularmente.

15 – O cliente permanecera no laboratório após o exame por cerca de 30 a 60 minutos para recuperação.

16 – PESO = DE 45 KG À 120KG

IDADE = DE 16 A 65 ANOS.

Os medicamentos abaixo que serão usados para o preparo de colonoscopia não necessitam de prescrição médica:

1. Lactopurga® ou Dulcolax® (BISACODIL) – 5mg – 1caixa.

2. Domperidone 10mg – 1caixa.

3. Vonau- Ondansetrona 10mg – 1caixa – apenas se apresentar vômitos

4. MANITOL 20% – 250ML – 2 FRASCOS (ADQUIRIR NA CLÍNICA)

5. SIMETICONE – LUFTAL 1 FRASCO

QUANDO AGENDADOS COLONOSCOPIA + RETOSSIGMOIDOSCOPIA, SEGUIR PREPARO DA COLONOSCOPIA.

3(três) Dias Antes do Exame:

Não consumir sementes, amendoim, nozes e cereais integrais (linhaça, trigo, aveia, centeio, cevada, milho, ervilha e cereais matinais), até a realização da colonoscopia, para não prejudicar o preparo de cólon.

·Véspera do Exame (1 dia antes da colonoscopia) – Durante todo o dia da véspera da realização do seu exame:

– Alimentos PROIBIDOS (Não Ingerir):

·Qualquer alimento em grande quantidade, mesmo os permitidos.

·Alimentos que contenham fibras, como hortaliças, verduras, legumes, vegetais com sementes (jiló, quiabo, pepino, tomate), frutas frescas ou secas ou cascas de frutas.

·Milho cozido, em conserva, espiga de milho, pamonha, curau ou pipoca.

·Alimentos gordurosos, frituras

·Carne vermelha, aves ou peixe

·Leite e derivados (iogurte, queijo, requeijão, manteiga, margarina)

·Líquidos escuros ou vermelhos (suco de uva ou morango, café, refrigerantes ou chas vermelhos ou escuros)

·Bebidas com resíduos (sucos com gomos, bagaços, sementes)

·Refrigerantes e água com gás

·Bebidas alcoólicas

– Alimentos PERMITIDOS (Pode Ingerir):

·Alimentos leves em pequena quantidade, de preferência pastosa (sopas, caldos, purês)

·Alimentos a base de carboidratos (arroz branco, macarrão sem molho e sem queijo ralado, batatas cozidas ou assadas)

·Pão francês ou de forma sem grãos, torradas sem grãos, bolachas água e sal

·Gelatina clara (abacaxi, maracujá, tangerina)

·Líquidos claros sem resíduos, como água sem gás, chás claros, suco claro coado ou de caixa, água de coco, isotônicos –, Gatorade ou outro –, de limão, maracujá ou abacaxi

Importante: ingerir 2 litros de líquidos claros sem resíduos (como acima) durante todo o dia.

No dia da colonoscopia:

·Fazer jejum absoluto de alimentos (não comer nada)

·Somente e permitido beber líquidos claros e sem resíduos (como acima) até 6  (seis) horas antes do horário agendado para a colonoscopia

·Leite e derivados: Não são permitidos

Medicação

Na véspera do exame: no dia anterior

1.BISACODIL (Lactopurga® ou Dulcolax®): tomar 2 comprimidos as 7:00 horas e 2 comprimidos as 15:00 horas e 2cps às 21hs.

2. DOMPERIDONE 10MG – 1 CP 6/6H – INÍCIO AS 7H DA VÉSPERA E TOMAR ATÉ E INCLUSIVE NA MANHÃ DO EXAME.

NO DIA DO EXAME:

3.MANITOL: preparar e tomar conforme orientações abaixo.

MANITOL 20% 2 FRACOS DE 250ML CADA –

MISTURAR EM 500ML DE ÁGUA OU SUCO DE LIMÃO / LARANJA COADOS (PODE SER GATORADE TAMBÉM) – COMPLETANDO PARA 1 LITRO:

EXAMES ÀS 10:30H AO MEIO DIA=  INÍCIO DO PREPARO AS 5:30H da manhã- Tomar 1copo de 200ml a cada 10minutos até completar 1litro.

EXAMES APÓS 13H – INÍCIO DO PREPARO AS 7H.

3- SIMETICONE – LUFTAL – TOMAR 60GTS ANTES DE INICIAR O USO DO MANITOL E 60GTS ANTES DO EXAME

CASO APRESENTE VÔMITOS COM O MANITOL, INTERROMPER O PRREPARO E TOMAR = VONAU 4MG 2 CPS – INICIAR O MANITOL 1H APÓS O VONAU.
CLIENTES QUE FAZEM USO DE MEDICAMENTOS:

·Anti-hipertensivos (hidroclortiazida, furosemida- Lasix®, amilorida–, Moduretic®, metildopa–, Aldomet®, propranolol Inderal®, verapamil Dilacoron®, nifedipino Adalat®, anlodipino Norvasc®, prazosin–, Minipress®, captopril, enalapril –,Renitec®, losartana, valsartana Diovan® e outros) de uso regular/diario devem ser tomados normalmente durante o preparo para o exame.

No dia do exame a medicação deve ser ingerida 1hora antes de iniciar o preparo com no máximo 1/4 de copo com água ou uma xícara pequena(aproximadamente).


·Medicamentos a base de anticoagulantes: Caso o cliente necessite do uso contínuo de anticoagulantes, o médico solicitante do exame deverá orientar e autorizar a interrupção dessas medicações.

·Hipoglicemiantes (medicamentos para Diabetes),como metformina Glifage®, Glucoformin®, clorpropramida Diabinese®, glibenclamida – Daonil®, glimepirida – Amaryl®, nateglinida Starlix®, rosiglitazona – Avandia®, acarbose – Glucobay e outros) não podem ser ingeridos no dia do exame, após o exame o uso volta a ser normal.

ABSOLUTAS:

– Recusa do paciente;

– Na presença de perfuração gastrointestinal;

– Em diverticulites agudas e graves

– Nas colites fulminantes.

 

RELATIVAS:

– Infartos e embolias recentes;

– Doenças da coagulação;

– Aneurismas da aorta ou ilíacos;

– Gravidez ;

– Esplenomegalia;

– Em Neutropênicos.

A colonoscopia é um exame empregado no diagnóstico e tratamento das doenças do cólon e do reto. Sua preparação e execução são de complexidade bem superior à de outros procedimentos mais rotineiros como endoscopia digestiva alta, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética. Por este motivo exige equipe experiente e com treinamento específico para que os bons resultados sejam alcançados com a devida segurança.

É bom lembrar que a colonoscopia não é capaz de avaliar totalmente as doenças anorretais. Algumas doenças do reto inferior e especialmente aquelas do canal anal são mais bem avaliadas com outros tipos de exame (a anuscopia e a retossigmoidoscopia) que são realizado em consultório com um médico endoscopista ou coloproctologista.

Endoscopia

Pra que Serve? É um exame que avalia e documenta a parte interna de esôfago, estômago e duodeno, com imagens e fotos…

Colonoscopia

Preparo pré-exame Os medicamentos abaixo que serão usados para o preparo de colonoscopia não necessitam de prescrição…

Balão Intragástrico

O balão intragástrico, ou popularmente conhecido como balão gástrico, é um balão inflável confeccionado com silicone e…

Central de Agendamento - WhatsApp: (94) 99189-4332