É um exame que avalia e documenta a parte interna de esôfago, estômago e duodeno, com imagens e fotos. O médico usará um tubo fino e flexível, com uma câmera de alta resolução, o endoscópio, o qual tem lente e luz própria, permitindo a visualização das imagens do exame em um vídeo monitor. É um exame extremamente importante no pré-operatório de cirurgias abdominais.
A Endoscopia Digestiva Alta auxilia seu médico no esclarecimento dos sintomas de dores abdominais persistentes, náuseas, vômitos, dificuldade de deglutição, dores torácicas não-cardíacas ou pulmonares e outros sintomas. É o melhor exame para encontrar a causa do sangramento do trato gastrointestinal superior, tal qual de inflamações, úlceras e tumores do esôfago, estômago e duodeno.
O médico pode usar a Endoscopia Digestiva Alta para obter uma biópsia do esôfago, estômago ou duodeno. A biópsia é indolor e é realizada por muitas razões, entre elas para detectar a presença do Helicobacter pylori, bactéria muitas vezes presentes no estômago, e relacionada com a doença ulcerosa péptica.
Outros procedimentos também podem ser realizados através da Endoscopia Digestiva Alta, como injeção de substâncias para prevenir o sangramento do trato gastrointestinal alto, dilatação de estreitamentos do esôfago, estômago e duodeno, retirada de pólipos, colocação de balão intragástrico para tratamento da obesidade e outros procedimentos.
– Sempre trazer o pedido médico e documento pessoal com foto para realização do exame, chegando 30 minutos de antes do horário agendado – SEMPRE COM ACOMPANHANTE MAIOR DE IDADE, CAPAZ FÍSICA E PSICOLOGICAMENTE – O ACOMPANHANTE DEVE FICAR DENTRO DA CLÍNICA DURANTE REALIZAÇÃO DO EXAME.
– Trazer exames anteriores de Endoscopia, Colonoscopia, Tomografia de Abdome, Raios-X de Estômago ou ultrassom de abdome.
– Jejum absoluto de 12 horas – não tomar inclusive água- seguir preparo do site.
– ANTI-HIPERTENSIVOS: Pacientes que fazem tratamento de PRESSÃO ALTA: É OBRIGATÓRIO tomar a medicação para pressão com uma xícara de água (até 50 ml) -no dia do exame- 2h antes do procedimento.
– DIABÉTICOS: Não tomar insulina ou comprimidos hipoglicemiantes (metformina/glibenclamida/clorpropramida) antes do exame, em jejum.
– CARROS E MOTOS: Pacientes que realizam o exame não podem dirigir veículos ou usar motos após o procedimento, inclusive na garupa.
– MENORES DE 18 ANOS : Sempre acompanhados de pai, mãe ou irmãos adultos.
– TABAGISTAS: Não fumar até 2h antes do exame.
– CLIENTE QUE ESTÁ AMAMENTANDO E PRECISA FAZER EXAME COM Sedação:
1 – A quantidade de leite retirada deverá ser suficiente para amamentar o bebê por 6 a 8horas.
2 – Desprezar o leite materno nas primeiras 3 horas após o exame.
3- Amamentar apenas 6h após o exame.
– O cliente permanecerá na clínica após o exame por cerca de 30 a 60 minutos para recuperação.
– LIMITE DE IDADE:
Exame realizado a partir dos 14 aos 65 anos de idade.
– LIMITE DE PESO = DE 40KG A 120KG – ESTE LIMITE É PARA SEGURANÇA RESPIRATÓRIA AO LONGO DO EXAME.
– PARA MINIMIZAR RISCOS AO LONGO DOS EXAMES, NÃO REALIZAMOS EXAMES EM – (DEVEM REALIZAR EM HOSPITAL):
– CADEIRANTES E USUÁRIOS CRÔNICOS DE MULETAS ;
– GESTANTES OU COM SUSPEITA DE GRAVIDEZ;
– PACIENTES COM HEMORRAGIA GASTROINTESTINAL ATIVA;
– COM SEQUELAS NEUROLÓGICAS – AVC , PARALISIA CEREBRAL, PARALISIA OBSTÉTRICA E EPILÉPTICOS;
– COM INFARTO OU ANGINA INSTÁVEL , E ARRITMIAS GRAVES HÁ MENOS DE 6 MESES;
– USANDO ANTICOAGULANTE ORAL;
– USANDO PROPAFENONA – ANTI-ARRÍTMICO PARA O CORAÇAO, E REMÉDIOS PARA CONVULSÃO OU EPILEPSIA.
– PORTADORES DE MARCAPASSO CARDÍACO, DESFIBRILADORES E VÁLVULAS INTRA-CRANIANAS.
Na véspera do exame, o cliente tem de fazer um jantar leve antes das 20 horas -, fazer uma dieta leve, evitando comida gordurosa e em grandes quantidades, não podendo ingerir bebidas alcoólicas ou usar drogas recreativas nas 48 horas que antecedem o exame – PARA EVITAR RISCOS DE COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS
JANTAR: PERMITIDOS SOPAS, ESCALDADOS, SUCOS
NA MANHÃ DO EXAME – JEJUM.
-Jejum absoluto (inclusive de água) de 12 horas.
– É necessário apresentar exames anteriores de endoscopia, caso já tenha realizado.
– PACIENTES COM DIFICULDADE DE ESVAZIAMENTO DO ESTÔMAGO E ESÔFAGO, DEVEM FAZER DIETA LÍQUIDA EXCLUSIVA POR DOIS DIAS ANTES, E USAR: – VONAU / ONDANSETRONA 4MG 1CP 8/8H 2 DIAS ANTES.
FAZER JEJUM 12H ANTES
– Quando realizada em condições insatisfatória, devido a preparo inadequado – com resíduos de alimentos, a endoscopia é cobrada normalmente e apresenta, como resultado, um laudo parcial, informando que uma parte do estômago não pôde ser estudada por conta da presença de resíduos – NÃO SERÁ FEITA DEVOLUÇÃO DE VALORES, NEM MESMO PARCIAIS.
– Se o exame de colonoscopia for realizado junto à endoscopia digestiva alta, deve-se seguir somente as orientações de preparo da colonoscopia.
– Não realizamos de enteroscopia, ultrassom endoscópico, ou endoscopia com a visualização da papila duodenal.
– Nos cinco dias que antecedem o exame, não se deve fazer procedimentos com uso de CONTRASTE por via oral, como o exame de Tomografia abdominal ou de trânsito intestinal.
– O cliente precisa suspender por 5 dias, com o consentimento de seu médico, o uso de medicações antiagregantes plaquetários, a exemplo de AAS® e Aspirina®, clopidogrel (Plavix®, Plagrel® e Iscover®), prasugrel (Effient®), ticlopidina (Ticlid®) e ticagrelor (Brilinta®). Pradaxa® e Xarelto® .
Clexane® deve ser suspenso 48horas antes do exame.
– Pacientes com Próteses em Válvulas Cardíacas, e que vão realizar procedimentos terapêuticos endoscópicos – dilatações, polipectomias – deverão fazer profilaxia com Amoxilina 2grs Vo – dose única – 2horas antes do procedimento
– Caso haja necessidade da realização de biópsias ou ressecção de pólipos, cauterização de hemorragias ou colocação de clipes, haverá a inclusão e cobrança dos exames anatomopatológicos de cada lesão diferente que for biopsiada e de cada pólipo retirado, bem como do procedimento de retirada dos pólipos (polipectomia ou mucosectomia) e procedimento de tratamento de sangramento. Muitas vezes só é possível saber isso durante a realização do procedimento.
– Dessa forma, recomendamos que antes de iniciar o exame, o cliente se informe na recepção, sobre os valores de tais procedimentos e cobertura pelo plano de saúde.
– OS PACIENTES DEVEM INGERIR ALIMENTAÇÃO LEVE – BOLACHAS, CHÁS, SUCOS, TORRADAS.
– É FREQUENTE SONOLÊNCIA POR ATÉ 8H, DESCONFORTO NA FARINGE(GARGANTA), CÓLICAS LEVES POR GASES USADOS NO EXAME;
– SÃO RAROS, MAS PODEM OCORRER = VÔMITOS, COM OU SEM RAJAS DE SANGUE(PELAS BIÓPSIAS), DORES ABDOMINAIS DE MODERADAS A INTENSAS, PALIDEZ E HIPOGLICEMIA.
– EM RARÍSSIMOS CASOS, OS PACIENTES DEVERÃO SER TRANSFERIDOS A UM PRONTO-SOCORRO, PARA REALIZAR MEDICAMENTOS MAIS POTENTES E EFETIVOS – AS DESPESAS DE TRANSFERÊNCIAS E AS HOSPITALARES CORREM SEMPRE POR CONTA DO PACIENTE E /OU RESPONSÁVEIS;
Embora complicações possam ocorrer, elas são raras, uma vez que a equipe é habilitada e treinada especialmente para o exame e seus procedimentos, bem como para diagnosticar as intercorrências.
Raramente pode ocorrer:
Se o paciente tiver febre após o exame, dificuldades para engolir, inchaço da garganta, dor torácica ou abdominal, procure um pronto-socorro e avise ao seu médico imediatamente.
Pra que Serve? É um exame que avalia e documenta a parte interna de esôfago, estômago e duodeno, com imagens e fotos…
Preparo pré-exame Os medicamentos abaixo que serão usados para o preparo de colonoscopia não necessitam de prescrição…
O balão intragástrico, ou popularmente conhecido como balão gástrico, é um balão inflável confeccionado com silicone e…